Desligando, travando, lentidão [Notebook ou Computador]

Antes de desligar sozinho começou um ruído na parte interna - seu notebook ou computador está assim? Provavelmente está superaquecendo. São vários os fatores que causam aquecimento.

O que fazer ?

- Limpeza completa - Leia o texto no final da página e entenda porque é preciso, acredite: Todo Notebook ou Computador (seja Apple, Desktop ou Servidor) precisa de limpeza no mínimo semestral.

- Análise do sistema - vírus ou spyware podem estar utilizando todos recursos do processador

- Tem arquivos importantes? - Então recomendamos que antes de tudo faça um backup ou solicite o backup preventivo

- Prazo de execução de todo o processo: Após a limpeza é preciso aguardar por 48 horas para que seu notebook ou computador seja novamente ligado na energia elétrica. Usamos produtos específicos que não podem secar forçado e nem mesmo receber fluxo de energia durante esse período.

Ligue agora e agende a retirada - Tel.: 3027-7777  ou leve até nosso Laboratório Técnico em Foz do Iguaçu: Av República Argentina, 3855 (Estamos em frente a Helo Foz e Foz Maco).

Nossos técnicos são Certificados Dell, HP e EMC Servers. 

- Backup: Em média a extração demora até 4 horas

- Tempo de armazenagem do backup: 7 dias após a conclusão do serviço, caso sua máquina permaneça por mais tempo na Hard7 você precisa solicitar a armazenagem extendida.

- Meus arquivos serão acessados? - Não, utilizamos um software próprio (desenvolvido por nossa empresa) para extrair e armazenar. A busca por pasta se dá por linha de comando e não por visualização ou procura manual por pastas de fotos, textos e vídeos. Se precisar de seus arquivos durante o período de laboratório é necessário levar um HD para transferência dos dados (esse serviço é cobrado a parte).

- Garantia: Todos os serviços da Hard7 possuem garantia baseado em Log de sistema, ou seja, em caso de reincidência do problema é aberto uma OS padrão como entrada de equipamento para orçamento e verificado o registro do sistema, constatando que não foi instalado novos softwares ou adicionado novos hardware (impressora, câmeras, celular) a garantia é por nossa conta.

-

 Para quem não é familiarizado com os componentes internos do computador, há diversas ventoinhas/ventiladores, também chamados de coolers ou ainda dissipadores (heat sinks). Um computador normal possui pelo menos duas: uma na fonte de alimentação e outra no processador (CPU). Essas ventoinhas são responsáveis pela maior parte do barulho que um computador faz enquanto está ligado, e manter o PC em boa temperatura diminui o ruído e prolonga a vida útil do equipamento. Da mesma forma, se os ventiladores estiverem muito barulhentos, significa que pode haver um problema de superaquecimento.

Seu computador às vezes desliga sozinho, sem aviso? Pode ser a placa-mãe protegendo a si mesma ou o processador de queimar por temperaturas altas demais.

Computadores sobrecarregados (“pesados”) usam mais recursos do CPU. Como nós, humanos, o CPU aquece quando precisa “fazer esforço”. O ser humano pode suar para manter a temperatura. O processador depende da ventoinha. Logo, um uso pesado do CPU significa que a ventoinha precisará girar mais.

Esse uso extra do CPU pode ser causado por aplicativos pesados, como edição de imagens, conversão e edição de vídeos, games, 3D e vários outros, ou então, claro, pode ser causado por um vírus. Embora, nesse caso, o vírus esteja sendo pouco eficiente.

A maioria dos vírus de hoje não quer mais causar impactos negativos no computador, de qualquer natureza, porque querem permanecer despercebidos. É claro que isso ainda acontece – especialmente devido a erros nos códigos dos vírus -, mas não precisa ser apenas um vírus que causa essa carga extra. Aplicativos legítimos também possuem erros, bugs, problemas e funções ineficientes.

Outro fator que pode agravar a situação térmica da CPU são obstruções para a circulação de ar do gabinete e o ar ambiente. O computador está em um local com ar-condicionado? Se não, é importante lembrar que estamos no verão, o que significa que as ventoinhas internas do PC certamente terão de trabalhar mais. É uma época do ano especialmente problemática para notebooks, em especial os de menor qualidade, que naturalmente esquentam demais por serem tão compactos.

Por fim, é importante lembrar que os CPUs não são refrigerados diretamente pela ventoinha. O calor do CPU é transmitido para uma chapa de metal (o dissipador) por meio de uma pasta térmica, e a ventoinha resfria essa chapa (que é maior mais fácil de resfriar) para que ela possa absorver mais calor do CPU, resfriando, assim, o processador. Com o tempo, essa pasta térmica se desgasta e precisa ser trocada. Se o computador não recebe manutenção regular, esse provavelmente pode ser o motivo.

Ruído excessivo pode indicar um problema térmico no PC ou um programa (inclusive um vírus) sugando recursos do processador

Ruído excessivo pode indicar um problema térmico no PC ou um programa (inclusive um vírus) sugando recursos do processador (Foto: Divulgação/G1)

 - Cooler girando Rápido demais.
Se a ventoinha está girando rápido “demais”, claro que isso é um sinal ruim. O difícil é saber o que é “demais”.

Autor:

* Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividade

Fale conosco

45 3027-7777

comercial@hard7.com.br

 

 Trabalhe Conosco

trabalheconosco@hard7.com.br